quinta-feira, 4 de dezembro de 2008



















Lincoln Zephyr Convertible de 1939

O Lincoln Zephyr foi apresentado ao público nos finais de
1935. As linhas esboçadas pelo seu criador, Tom Tjaarda, cati-
varam imediatamente o público, que acorreu em massa aos
concessionários. O volume de vendas assim o desmonstrava :
em 1936 venderam-se 14.994 unidades e no ano seguinte atin-
giram-se as 29.997 unidades vendidas. A título de referência,
devemos dizer que o modelo Lincoln V12 K vendeu, em 1936,
apenas 1.500 unidades. Daí que não seja descabido afirmar que
o Zephyr salvou a empresa da falência, pois esta já há muito
que vinha a atravessar um período de difilculdades, e Ford,
o novo proprietário, considerava a hipótese de a fechar. Outra
das caracteristicas do modelo era o seu preço razoável: 1.275
dólares da época. Tal era possível devido ao facto de partilhar
muitos elementos com outros modelos da Ford; por exemplo,
o motor V12, uma autêntica evolução do barato V8 fabricado
pela Ford, e as suspensões de lâminas de que dispunha tam-
bém tinham a sua origem na casa-mãe. As bem conseguidas
linhas da sua concepção perduraram até ao ano de 1942.
O motor do Lincoln Zephyr constituía uma autêntica
evolução do V8, com o qual a Ford equipava os seus mo-
delos. Deste modo, conseguia reduzir os custos, mas, verda-
de seja dita, o motor do Lincoln não era exactamente um dos
pontos fortes do carro. Com uma cubicagem de 4,4 litros, re-
lativamente modesto para um 12 cilindros, debitava 110 CV
a 3800 rpm, consumia cerca de 14 litros aos 100 km e atingia
os 145 km/h de velocidade de ponta.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: