terça-feira, 2 de dezembro de 2008




















Cord 812 Phaeton Cabriolet de 1937

Revolucionário, futurista, esbelto... foram os atributos
que o Cord 812 conquistou aquando da sua apresentação.
Muito avançado para a sua época, com soluções técnicas
inéditas, ele tinha com que alimentar os sonhos dos auto-
mobilistas mais audaciosos.
Em 2 de Novembro de 1935, no Salão Automóvel de
Nova Iorque, foi apresentado uma verdadeira revolução.
Depois de trêz anos de ausência, a Cord torna-se a grande
atracção, apresentando o novíssimo 812. Com linhas quase
futuristas, nascidas do lápis do desenhador da marca Gordon
Buehring, e com soluçôes técnicas a rodos, há quem veja nele
nada mais do que um exercício de estilo.
O curioso è que, muito embora tenha sido apresentado
em 1935, só em 1937 e que o Cord, que era o 810, se deno-
minou de 812, após algumas alterações a nivel do motor.
Embora os Cord 810 e 812 só tenham sido produzidos
durante 18 meses (de Fevereiro de 1936 e 7 de Agosto de
1937), não foi por causa das suas inovações demasiado
avançadas para a época, mas por falta de eficiênte orga~-
nização. O Salão de Nova Iorque rendera 3.600 encomen-
das seguras, mas os primeiros carros só comaçaram a ser
entregues a 15 de Fevereiro de 1936, três meses e meio
mais tarde. E não somente muitos compradores desistiram
como também rapidamente começaram a revelar-se alguns
defeitos crónicos: rotulas de trasmissão em esforço, como
consequência de sobreaquecimentos, vibrações consideráveis
diversas pequenas avarias o que originou que em 1936 se
produziram 1736 unidades enquanto que 1937 nao ultra-
paçou as 1066 unidades.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: