quarta-feira, 31 de dezembro de 2008




















Nash Metropolitan de 1954

Estranho no ninho

A década de 1950 é sempre lembrada como a ápice da estra-
vagância no estilo de vida americano, talvez a fase áurea dos
valores daquela sociedade. As casas de subúrbio como símbolos
da reviralizada vida em família, a jovem rebeldia do rock'n'rol,
a divulgação maciça mundo afora, pelos filmes e pela recém-che-
gada televisão, da opulência económina e cultural do país, ainda
mais forte após a vitória na Segunda Guerra Mundial.
Entre tantas novidades da época, claro, os carros também
refletiam o alto astral da cultura local. Eram grandes, cheios de
cromados e de barbatanas. Só mesmo os anos 50 poderiam pro-
duzir automóveis como o Bel Air de 1955 a 1957 e o Cadillac
Eldorado de 1959. Claro que também foi nessa época que o
Corvette e o Thuderbird surgiram, mas essas são as excepções
esportivas que justificam a regra da preferência americana
por carrões familiares até então.
Por tudo isto é que o Metropolitan criado pela Nash chama-
va tanto a atenção na paisagem do EUA durante aqueles anos
dourados. Já havia importadores europeus pelas ruas do país,
mas eram veículos focados na economia de recursos. O melhor
exemplo era o Volkswagen Beetle, nome do Fuscas nos EUA,
que vendeu até bem nas terras di Tio Sam. E por falar no lado
de lá do Atlântico o pequeno Nash também era europeu, fabri-
cado na Inglaterra pela Austin.
Mesmo sem ter uma carreira no cinema como o Herbie, de
Se meu Fusca falasse, o minúsculo Metropolitan também era um
carrinho de charme inconfundível. Bem menor até que o Beetle
3,78 metros - e com apenas dois lugares, há quem o chame de
primeiro subcompacto da América. Como um brinquedo, seu
desenho era semelhante aos grandalhões locais,mas era uma
versão infantilizada que dava aquela vontade de sorrir por onde
passava. E não é que as linhas combinavam perfeitamente com
o restante da linha Nash? Até estepe sobre o pára-choques
traseiro ele tinha.
Lançado em Março de 1954, logo passou a ser apelidado
de Met, a exemplo do museu nova-iorquino. O modelo chegava
num ano especial: em Maio a Nash se unia á Hudson para formar
a American Motors Corporation, que seria o quarto maior fabri-
cante americano até ser incorporada pela Chrysler nos anos 80.
E, seu primeiro ano 13.905 Metropolitans ganharam as ruas nos
EUA ou no Canadá.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: