quarta-feira, 10 de dezembro de 2008




















Mercedes-Benz 180D de 1954

O quatro cilindros em linha do 180D á já um velho conhecido,
pois estivera ao serviço do modelo anterior e derivava de um
motor a gasolina (diesellização). Tratava-se, então, do primei-
ro motor diesel deste tamanho, desenvolvido para um automó-
vel particular. O carburante era injectado por uma bomba me-
cânica Bosch na pré-câmara, onde se fazia a mistura. Com uma
taxa de 190:1, o motor de 1,8 L tinha uma compressão relativa-
mente fraca para um diesel. As dua válvulas laterais eram co-
mandadas por uma arvore de cames colocada sob o motor.
Fosse como fosse, o motor instalado em 1961 nunca gostou
de altos regimes, o que não admira, com aquele curso
(diâmetro/curso: 75x100). Paralelamente ao 1.8L, dessen-
volveu-se um 1,9L Diesel com árvore de cames á cabeça
movidas por correntes. Este motor muito moderno com
um curso curto (diâmetro/curso: 85 x 83,6) foi concebido
tendo por base a versâo a gasolina com a mesma cilindrada
e desenvolvia a potência mais que correta de 50CV.
Mas foi este motor que equipou o Mercedes-Benz 190
D. A transmissão efectauava-se mediante uma caixa de
quatro relaçôes inteiramente sincronizadas com o selector
no volante, nesta época, só se pensava em alavancas no chão.
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